quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste


Iniciando as celebrações de seu sétimo aniversário, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre a exposição O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste. A mostra tem aproximadamente 800 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, ex-votos, roupas, fotografias, instalações e documentos, reproduzindo o ambiente no qual vive o homem sertanejo. Explora, ainda, sua relação com o místico e com a natureza áspera que o cerca. A exposição conta com cenários e recursos multimídia, com espaços de luz e som, criando uma maior aproximação entre o público e a temática. Sua programação é composta, também, por palestras e oficinas, voltadas à formação educacional tanto de seus visitantes quanto de profissionais da área pedagógica.


A mostra, com curadoria de Emanoel Araújo, leva o espectador à caatinga e aos ambientes que fazem parte da vida do sertanejo, do ofício às residências, trazendo um misto de cultura, costumes e fé, situando-o em meio ao curral, às casas rurais, objetos de marcar boi, artefatos de selarias, livros de cordel e altares. Para tornar a experiência mais próxima, a exposição contará com cenários e recursos multimídia, com espaços com luzes e sons desenvolvidos pelo cenógrafo convidado André Calazares.


Também estão entre os atrativos dessa exposição vestimentas do beato José Lourenço, que liderou a comunidade Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, localizada no Crato (CE), e fotografias da ABA Film, nas quais são retratados objetos e indumentárias que dão a precisão estética utilizada pelos cangaceiros de Lampião e Maria Bonita. Outras figuras que se destacam na mostra são Antonio Conselheiro, Padre Cícero e Beata Maria Araújo.

A exposição passeia por locais como Arraial de Canudos (BA), Vale do Caldeirão (CE) e Chapada do Araripe (CE), contando fatos históricos ocorridos nessas regiões. Passa também por clássicos da literatura nacional, como Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, bem como pela literatura de cordel produzida por Patativa do Assaré e J. Borges, pela arte popular de Nino, Mestre Manoel Graciano, Valentino, Irmãs Cândido e Mestre Noza, pela música de Luiz Gonzaga, Geraldo Vandré e João do Valle, pela poesia de João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna e pela fotografia de Benjamin Abraão Botto, Maureen Bisilliat, Araquém Alcântara, Tiago Santana e Tibico Brasil.


Além de peças do acervo do Museu Afro Brasil, a mostra contará ainda com contribuições do Museu Histórico do Ceará (Fortaleza, CE), Fundação Joaquim Nabuco (Recife, PE), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Maceió, AL) e Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (Recife, PE).

O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste marca o início das comemorações do sétimo aniversário do Museu Afro Brasil, que mostra a perspectiva negro africana e das artes eruditas e contemporâneas de modo geral, contribuindo para a formação educacional de seus visitantes.

Faz parte da programação da mostra uma série de ações educativas, tais como oficina de registro, que consiste em produções artísticas a partir do material observado na exposição, cursos para professores da rede pública e privada, oferecendo subsídios teóricos e práticos acerca do conteúdo expositivo, e oficinas em primeira pessoa, realizadas pelos artistas José Tarcísio, Bosco Lisboa, Francisco de Almeida, Maria de Lurdes Cândida e Maurício Pedreiro.

Também estão programadas palestras com especialistas nas artes da representação popular, com debate aberto ao público. Será debatido o conceito da arte presente no território do sertão do Nordeste em tempos distantes e atuais.

Serviço:
Local: Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera - Portão 10
Até 01/Abril/2012

Agendamento/ educativo para visitas monitoradas:
Tel.: (11) 3320-8900 ramal 8921
Horário: de terça a domingo das 10h às 17h
No. de obras 800 (aproximadamente)
Técnica: pinturas, esculturas, gravuras, ex-votos, roupas, fotografias, instalações e documentos

Fonte: Ellen Oliveira
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Cultura

11 2627-8243
www.cultura.sp.gov.br
ellenoliveira@sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recado!