quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Exposição Brincar com Arte - Museu Afro Brasil - São Paulo


Brincar com Arte – O Brinquedo Popular do Nordeste traz objetos da coleção de David Glat, curador do Museu do Brinquedo Popular na Bahia. A exposição tem uma grande diversidade de objetos, de bonecos representando figuras populares, como bailarinas e forrozeiros, e mitológicas, como o saci e sereias, as miniaturas de veículos feitas de materiais diversos, tais como madeira, arame, tecido e latinhas de refrigerante. O Museu Afro Brasil pretende nessa mostra, com mais de mil itens, pela via da estética, recuperar as raízes brasileiras contidas nesses brinquedos, que embalaram gerações de infâncias de meninos e meninas brasileiros.

A coleção de brinquedos que constitui o “Museu do Brinquedo Popular na Bahia” começou a ser recolhida há 45 anos pelo fotógrafo e colecionador de arte popular – e do brinquedo popular em particular – David Glat. Carioca de nascimento, mas soteropolitano há mais de 30 anos, é o idealizador do Museu do Brinquedo Popular “na” Bahia, e não “da” Bahia, pois o acervo é composto de obras de todas as partes do Brasil, embora das 1.800 obras a maior parte venha do Nordeste. O que norteia essa sua mostra é de, a partir do diálogo estabelecido com a exposição O Sertão da caatinga, dos santos, dos beatos, e dos cabras da peste,(*) responder em contraponto ao agreste e à aridez que o senso comum atribui à vida no Nordeste com cores, ludicidade, onirismo, humor, fantasia, risos e inocência.





Fonte: Assessoria do Museu Afro Brasil, por Ellen Oliveira - Secretaria de Estado da Cultura

O Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como na difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo de mais de cinco mil obras. Parte das obras, cerca de duas mil, foram doadas pelo artista plástico e curador, Emanoel Araujo, idealizador e atual Diretor do Museu.

Visitação Gratuita

O museu mantém um sistema de visitação gratuita para todas as exposições e atividades que oferece; um Núcleo de Educação com profissionais que recebem grupos pré-agendados, instituições diversas, além de escolas públicas e particulares. Através do Núcleo de Educação também mantém o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, atendendo exclusivamente pessoas com necessidades especiais e promovendo a interação deste público com as atividades oferecidas.

Serviço:
Local: Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera - Portão 10
Até 01/Abril/2012

Agendamento/ educativo para visitas monitoradas:
Tel.: (11) 3320-8900 ramal 8921
Horário: de terça a domingo das 10h às 17h
No. de obras 800 (aproximadamente)
Técnica: pinturas, esculturas, gravuras, ex-votos, roupas, fotografias, instalações e documentos

Fonte: Ellen Oliveira
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Cultura

11 2627-8243
www.cultura.sp.gov.br
ellenoliveira@sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recado!