quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Meu café... Doce lembrança - microconto de Nireuda Longobardi

Fui convidada pela Rosana Rios para criar um microconto para o blog da AEILIJ Paulista.
Preparei um delicioso café e fiquei pensando em um tema, sentindo aquele cheirinho gostoso... Foi assim que a ideia nasceu.

Meu café... Doce lembrança
Nireuda Longobardi

Por um momento observo a fumaça formar espirais.
O cheiro do café é agradável, desperta lembranças. Fecho os olhos e vejo... Eu, ainda criança, na rede, acordo ouvindo uma canção; sinto o aroma delicioso de café, vindo da cozinha. Fico mais um instante deitado, a contemplar aquele agradável momento.
Vou até a cozinha e vejo Mainha cantando, com sua doce e suave voz, enquanto segura a chaleira de água fervida no fogão a lenha e, lentamente, passa o café pelo coador de pano. O mesmo café que ajudei a colher, que vi ser torrado e, depois pisado no grande pilão. Olhando para minha mãe, peço sua benção.
Mainha diz: “Deus te abençoe, meu filho. Venha cá me dar um beijo” – Smack! – “Agora vá já lavar o rosto e escovar os dentes para tomar seu café da manhã, com tapioca e cuscuz de coco...”
De repente, abro os olhos. Ouço o telefone tocar e percebo que estou de volta ao meu escritório, em pleno coração de São Paulo, na Av. Paulista.
O aroma do café é o mesmo. Mas o gosto de café com tapioca, aquele ficou na lembrança e não volta mais...


Utilizei o café como tinta, as primeiras ilustrações ficaram manchadas. Adorei a experiência.

O cheiro e o sabor do café estava muito bom!

Clique e conheça o blog da AEILIJ Paulista

13 comentários:

  1. Nireuda, que lindo e delicado conto!!! E é um conto com aroma!!!! Muito legal!!!! Parabéns. Adorei!!! Continue a escrever, além de desenhar, o que vc já faz brilhantemente. Sou sua fã. Bjs

    ResponderExcluir
  2. NOSSA NIREUDA!!!! QUE BONITO!!!!QUE COISA SINGELA E PROFUNDA AO MESMO TEMPO!!!!PARABÈNS!!!!
    BJS
    TT

    ResponderExcluir
  3. É gostoso recordar coisas boas que vivemos.......pela sua descrição quase deu pra sentir o cheiro do café. Adorei!!!!! Como coisas simples saem de forma tão bonita que emociona!!!!! Bjos......Vera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Verinha,

      Pena que hoje não fui ao treino de vôlei.
      Desejo sucesso no seu novo emprego.

      Beijo, Ni

      Excluir
  4. Querida Silvia,

    Foi muito bom escrever e ilustrar utilizando o café como tema e tinta.

    Obrigada.

    Beijo,
    Nireuda

    ResponderExcluir
  5. Lindo conto! Adorei a ilustração feita com café, muito criativa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      Gostei muito da experiência de desenhar com café. Pretendo fazer outras ilustras com café.

      Beijo

      Excluir
  6. Nireuda, querida,
    Hummmmm... me deu saudade do seu café. Do seu bolo delicioso e das nossas conversas intermináveis. É uma grande honra para mim tê-la como amiga. Sucesso sempre!
    Beijo no coração,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  7. Querida, Lúcia,

    Também estou com saudade.
    Venha me visitar e tomar um cafezinho com bolo. Hoje fiz bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

    Beijo,
    Nireuda

    ResponderExcluir
  8. Ni,bastante tocante seu "pequeno conto"; literalmente gostoso de se ler.Como amiga e admiradora,só espero coisas boas de voce.
    BJos,
    Ana Tortora

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu recado!