segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lançamento oficial do livro "Contos folclóricos brasileiros"

Jakson de Alencar, Nireuda Longobardi e o autor Marco Haurélio

Marco Haurélio, Rosália, eu, Maurício Negro e Lucélia.

MARCO HAURÉLIO, AUTOR DA PAULUS, É PRESTIGIADO

O lançamento oficial da obra Contos folclóricos brasileiros, da PAULUS, aconteceu na noite de ontem, 5, na Livraria Cortez, em São Paulo. O evento reuniu familiares, amigos, colegas de profissão e admiradores do trabalho de Marco Haurélio, que, com simpatia e alegria, atendeu a todos que estavam presentes.

Segundo o autor, a publicação deste livro faz parte de um sonho de infância, já que as páginas reúnem histórias que eram contadas pela sua avó. “Hoje elas ganharam vida e serão devolvidas ao povo, que, por sua vez, vai começar a contá-las novamente, e é essa a minha grande satisfação”, diz.

Marco Haurélio acrescenta que ficou muito satisfeito com a qualidade visual do título. “Quando eu o recebi, encaminhei-o, por meio de um professor, para Isabel Cardigos, uma das maiores estudiosas do conto popular no mundo. Ela me mandou um e-mail dizendo que essa é a mais bela edição de uma obra feita a partir da matriz popular no Brasil. Por isso estou muito feliz, é a realização de parte de um sonho e incentivo a continuar sonhando”.

Maurício Negro, ilustrador do livro, também autografou as obras ao lado de Marco Haurélio e relatou a experiência de realizar este trabalho. “As minhas ideias se encaixaram perfeitamente nas dele. Ultimamente eu estava fazendo algumas ilustrações mais rígidas, mas neste a gente fez de forma muito descontraída, por isso foi muito bom”.

Entre os convidados estava Jakson de Alencar, vice-diretor multimedial da PAULUS, que acompanhou todo o processo de edição da obra. Para ele, o que mais chama a atenção em Contos folclóricos brasileiros é que as histórias são recolhidas diretamente dos contadores. “Muitos autores recontam com base em outros livros, mas este não. Ele é bem genuíno, vem direto da tradição do povo. Acho que a sua contribuição é, justamente, trazer à sociedade os aspectos da cultura popular, que precisa ser valorizada, assim como o saber formal e acadêmico”, explica.

Nireuda Longobardi, autora da PAULUS, também prestigiou o lançamento. “Marco é um super amigo e incentivador. Eu sempre falo que ele transpira cultura. A sua sabedoria me deixa encantada”, diz.

O evento ainda contou com a apresentação do grupo mirim de contadores de história “Conta com Pimenta” e apresentação musical de melodias que resgatam a cultura nacional.

Fonte: Editora Paulus Imprensa
Mais fotos, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recado!