quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Livros Ilustrados

Qual o tamanho do seu chinelinho?

Marilene Martins
Ilustrações: Nireuda Longobardi
Editora: Noovha América

Quando o Pardal, voando livre, se aproximou daquela gaiola toda equipada, viu o Sabiá impaciente dentro dela, andando para lá e para cá, desprezando até mesmo seus chinelinhos. De olho naquele luxo todo e na comida farta, o Pardal puxou conversa, e do bate-papo entre ambos surgiu a solução para a revolta do Sabiá e para a luta diária do Pardal pela vida. Mas o que parecia ser a solução se tornou um pesadelo para os dois.


O Palácio dos eucaliptos

Marciano Vasques
Ilustrações: Nireuda Longobardi
Editora: Noovha América

Um menino entra numa lenda e nela encontra fadas que com seus dons zelam pela beleza, harmonia e equilíbrio do mundo... Onde estaria o Palácio dos Eucaliptos? Em que lugar ele poderia ser erguido? Talvez na imaginação da criança, certamente o lugar ideal para que Arco-Íris e suas companheiras vivam, regidas por uma rainha muito especial. Mas algo não vai bem: as fadas estão perturbadas e entristecidas. O encantamento flutua nas páginas delicadamente ilustradas, e o pequeno leitor, com os sentidos aguçados, encontrará neste livro uma obra inesquecível, e com certeza também entrará no palácio dourado.


Espantalhos

Marciano Vasques

Espantalho um véu de ilusões na neblina, o torax azul aquecendo aves e invernos , um cravo vermelho na lapela, a face molhada, iluminada por um arco-íris, um sonho repleto de asas: eis o velho guardião seduzido pelas cores da manhã, adormecendo num sonho de vaga-lume, guardando vôos sem destinos e, as vezes, despertando, querendo gorjear. Visões de espantalhos que encantam a infância, momentos de delicadeza que só a arte pode oferecer à criança: a arte da poesia, a arte dos ilustradores; arte da palavra e arte das cores. Ao abrir este livro, o pequeno leitor encontrará a beleza do beijo da brisa deslizando em suas páginas, um doce no jardim de estrelas, e, principalmente, o prazer da leitura, que está com os braços abertos como o eterno espantalho dos verdes anos da infância. Uma obra infantil indispensável para os educadores com alma poética.

Negro - Reconstruindo nossa história

Nancy Caruso Ventura
Ilustrações: Jefferson Galdino e Nireuda Longobardi

O Brasil, ao longo de mais de 500 anos de história, construiu sua cultura com a fusão de três raças: a branca, a negra e a índia. Da branca recebeu influências dos europeus e asiáticos; da negra, a influência da diversidade cultural vinda de várias nações africanas, e da índia nativa, os vários costumes de diversas tribos. O sincretismo dessa multicultura deu origem à "cultura brasileira", diferente de todas, com características próprias, que possibilitam a identificação do povo brasileiro em qualquer parte do mundo.

Um comentário:

  1. Eu lembro da sua primeira aula de gravura, a sua dedicação. Naquela época já era evidente seu talento e com o decorrer dos anos, foi
    se afirmando ainda mais.Parabéns você merece!
    Sua admiradora e amiga Valéria

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu recado!